O primeiro mês na Inglaterra…

“Turistar” e morar em um lugar são dois conceitos bem distintos. Mesmo tendo vindo ao Reino Unido outra vezes, nada se compara à experiência que estou tendo agora.

Nem parece, mas hoje faz um mês que entrei no avião e saí do Brasil sem a passagem de volta comprada. E aqui estou na terra da Dona Beth. E posso dizer que, sim, sinto falta do Brasil. Não da corrupção, da falta de educação, do caos, do calor. Sinto falta do calor humano brasileiro, aquele “jeitinho” acolhedor que, acreditem, só nós temos. Família e amigos também fazem muita falta. E, acreditem se quiser, sinto falta de falar Português!! Falar uma língua estrangeira 24 horas por dia cansa! Meu cérebro começa a dar aquelas telas de “error” do Windows e eu começo a esquecer as palavras. Sério! Ainda bem que existe áudio no Whatsapp e Skype 😀

Mas tirando esses pequenos detalhes…não posso reclamar desse momento que estou vivendo. Inclusive, há alguns pontos que gostaria de compartilhar.

  1. Os ingleses são, de fato, pessoas muito educadas. Todas as piadas que fazem com esse jeito educado do inglês tem fundamento!!!
  2. Tem muçulmanos e chineses/japoneses/coreanos (vai saber?) para todos os lados. Aqui em Birmingham, mulher de burca não é algo fora do comum.
  3. Esse povo ama uma pimenta. E um curry!
  4. Aparentemente, para os europeus, eu sou uma espécie de ET por colocar açúcar no café. Na verdade, por colocar açúcar em qualquer coisa.
  5. Eu também sou ET por detestar chá e repudiar a ideia de beber leite puro.
  6. Mas nada me convence de que os estranhos são eles. Até porque, quem come feijão no café da manhã? Para quem não sabe, o típico café da manhã britânico é composto por torradas, ovo, bacon, linguiça, feijão, cogumelos, tomate e batata. E depois eu que sou estranha…
  7. Não importa quanto tempo eu passe aqui, jamais me acostumarei com o trânsito inglês. Eu SEMPRE olho para o lado errado quando vou atravessar. E quando estou dentro de um carro ou ônibus, fica aquela sensação de que algo não está certo, pois meu cérebro fica registrando que estou do lado errado da pista.
  8. Nunca pensei que fosse falar isso, mas fazer mercado aqui é maravilhoso. Legumes e verduras estão sempre limpos, cortados e embalados para facilitar a sua vida. E é tudo tão barato. Exceto carnes…E aqui é super comum você ver alguém saindo do mercado com suas compras na mão, pois – pasmem! – a sacolinha aqui é paga e faz você pensar algumas vezes se vale mesmo a pena pagar £0.05 por algo que você pode carregar na mão ou colocar no bolso. Ainda sobre mercados…o que são os caixas express em que você mesmo registra sua compra e faz o pagamento? A primeira coisa que veio à minha cabeça quando me deparei com esse sistema foi: “Isso NUNCA iria funcionar no Brasil”. Mas aqui…funciona que é uma beleza. Eu ainda me enrolo na hora de scanear os produtos, pagar e ensacar (ou seja, em todo o processo haha)… mas é bem melhor. Até porque, tem mercados que não há a opção de alguém fazer isso por você…
  9. Por falar em comprar… o que é comprar online? Amo o fato de que você pode comprar absolutamente tudo pela internet. Incluindo alimentos. O que facilita muito a vida, especialmente se você não tem como carregar milhões de coisas sozinha. E roupas!!! Em algumas lojas você pode comprar e, se não gostar, pode devolver o produto e ter seu dinheiro de volta. É simplesmente lindo. E por falar em compras online… sim, eu comprei café pela internet!! Porque, sim, o café daqui é uma porcaria.
  10. E o clima? Tem dias que eu levanto, olho pela janela e penso no dia lindo que está lá fora. Mas nunca se engane com  um céu azul e ensolarado. O look básico do outono inclui óculos escuros e um bom casaco. Sério. Não subestimem o clima inglês. Normalmente, está sempre muito mais frio do que o inverno carioca e sempre tem uma nuvem cinzenta e imensa escondidinha em algum lugar pronta para deixar algumas gotinhas de chuva cair.
img_20161013_190411
Ruas de Birmingham, Reino Unido. É frio mas é lindo…

Mas de uma coisa eu tenho certeza: viver aqui é bom demais!!!

 

5 thoughts on “O primeiro mês na Inglaterra…

  1. Renata Oliveira October 14, 2016 / 10:23 pm

    Caixa express no mercado? geeente, que ideia maravilhosa! Realmente nao funcionaria aqui kkk mas deve ser muito prático. Essas coisas que vc compra pela Internet chegam bem rápido ou demoram alguns dias como aqui?

    Like

    • entrelivroserabiscos October 15, 2016 / 9:54 am

      Siiiim. É muito prático. E tem um sistema que impede de alguém tentar levar algo sem registrar, pq assim que vc Scaneia alguma coisa, vc tem que colocar numa parte específica, que registra o peso do item. Se ele não identificar o item ou se identificar o peso de algo que não passou pelo scaner, a máquina pára e vc tem que esperar assistência. Eh simplesmente lindo. Sobre As entregas…depende. Tem coisas que chegam no dia seguinte. Depende do frete que vc escolhe rsrsrs

      Like

  2. cronicasdeumapessoacomum October 15, 2016 / 2:30 pm

    Eu devia ter filmado a primeira vez que usei esse caixa no mercado! Me atrapalhei toda! E eu tb estou sentindo muita falta de falar português. Já puxei assunto com alguns brasileiros só pq ouvi alguém falando a língua em volta de mim.

    Like

    • entrelivroserabiscos October 17, 2016 / 2:09 pm

      Eu ainda me atrapalho e muito! hahaha Eu também fico assim. Quando ouço alguém falando Português eu paro e fico olhando hahaha (a louca)

      Like

      • cronicasdeumapessoacomum October 19, 2016 / 11:20 am

        Dependendo da cara da pessoa eu puxo até assunto! kkkkkkk

        Like

Leave a comment